top of page

Apresentação

O Centro de Extensão do ICHS foi criado a partir de uma Resolução do Conselho Departamental, à época presidido pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Villalta, em agosto de 2001, com intuito de solucionar algumas dificuldades em operacionalizar atividades de extensão em Mariana, devido à distância entre o ICHS e a PROEX em Ouro Preto. O CEICHS começou a funcionar, efetivamente, em 2002. Desde então, tem auxiliado no desenvolvimento de diversas atividades extensionistas que ocorrem no ICHS.

 

O CEICHS funciona com uma Secretaria, cujas funções são cadastrar e manter registros de todas as atividades de extensão oferecidas no âmbito do ICHS ou sob a coordenação de docentes e técnicos lotados nesse Instituto; dar assessoria aos cursos de extensão, desde a matrícula dos alunos até a sua certificação; dar suporte aos professores e alunos envolvidos, registrando a frequencia deles, monitorando o pagamento de bolsas e certificação dos mesmos nos respectivos projetos, cursos e eventos extensionistas, e uma Coordenação, que tem papéis como representar a Extensão do ICHS no Comitê de Extensão, representar a Extensão no Conselho Departamental do ICHS, bem como coordenar os serviços da secretaria do Centro.

 

Embora já com dez anos de funcionamento, foi apenas em 2012 que o CEICHS foi oficializado junto à Pró-Reitoria de Extensão e passou a protocolar as ações extensionistas do Instituto, bem como a certificá-las, diretamente, sem que isso passe primeiro pela PROEX. Fazendo um levantamento do número de propostas extensionistas desenvolvidas no ICHS desde a criação do CEICHS, é possível visualizar um pouco do trabalho do Centro de Extensão ao longo desses dez anos: O número de ações realizadas chegou a um grande patamar no ICHS (em média, 20 ações extensionistas por ano) e se estabilizou, com a participação de em torno de 80 bolsistas e/ou voluntários, o que mostra a importância da extensão no Instituto e o trabalho do CEICHS nessa década.

bottom of page